Normas para Publicações

A Revista Querubim recebe artigos originais e resenhas bibliográficas. A colaboração deverá ser matéria de pesquisa nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais. Só poderá ser redigida em português ou espanhol.

No caso de artigo, apresentar logo abaixo do nome do autor (deixando um enter de espaço) um resumo de, no máximo 100 palavras, em português ou espanhol. O resumo e as palavras-chave devem ser na língua escolhida (português ou espanhol) e em inglês ou espanhol se o texto principal for em português, e em inglês ou português se o texto principal for em espanhol.

Deve-se indicar, após ambos os resumos, 03 (três) palavras-chave, em português ou espanhol ou inglês, que sintetiza o conteúdo referencial do assunto tratado, conforme item anterior visando indexação.

O trabalho deve ter a extensão máxima de 10 (dez) páginas e mínima de 05 (cinco) páginas e entrelinha com 1.5.

As indicações bibliográficas das citações deverão ser colocadas em notas de rodapé, de acordo com as normas de referenciação bibliográfica, ou indicadas no corpo do artigo como sugerido: sobrenome do autor e, entre parênteses, data identificadora da edição da obra seguida de vírgula e número da página, se for o caso.

A bibliografia deverá constar ao final do texto, apresentar apenas as referências de obras mencionadas no trabalho e seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.

O trabalho deverá ser gravado no programa Word (qualquer versão), tendo o nome do autor como nome do arquivo, o tipo de trabalho (artigo ou resenha) e área de conhecimento (Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais).

As resenhas devem ter como objeto obras que o autor da colaboração considere relevante e devem apresentar como título a referência bibliográfica da obra resenhada, mencionando-se inclusive o número de páginas. O texto crítico deve manter-se no limite máximo de 3 (três) páginas.

Obs. NÃO enviar docs. escaneados, imagem e gráficos, uma vez que a hospedagem rejeita tal material.

O trabalho deverá ser enviado (via e-mail - arquivo anexado) , e ainda deverá ser remetido (também em arquivo anexado) uma síntese dos principais dados pessoais/profissionais do autor do trabalho exclusivamente para os dois endereços eletrônicos:

Critérios de avaliação adotados pela Revista Querubim

Parte I – Comentários para os editores

A – Qual seu parecer geral a respeito da publicação do artigo para este número da Revista Querubim?

( ) Aceitar

( ) Aceitar com revisões

( ) Recusar, pois o autor necessitará de tempo hábil para a reescritura com as revisões/adequações.

B – Por favor, avalie o artigo no que se refere aos seguintes critérios, usando o código de letras:

E - Excelente – B - Bom – R - Regular – P - Problemático

1 – redação:

2 – originalidade do texto:

3 – qualidade do argumento:

4 – qualidade da bibliografia:

5 – quantidade da bibliografia:

6 – pertinência e adequação da metodologia empregada:

Parte II – Comentários para o(s) autor(es), conforme item B com sugestões explícitas para o aprimoramento do artigo ou resenha.

Configurações do texto

a. Título do Trabalho: Times New Roman 12, Negrito, Centralizado.

b. Nome do Autor: Logo abaixo no título, Times New Roman 11, Negrito, alinhamento lado direito.

c. As seções do artigo podem ou não ser numeradas. Os títulos das seções devem estar em negrito e apenas com a primeira letra maiúscula. Assim como todo o restante do texto, os títulos das seções e subseções devem estar em fonte Times New Roman e com o espaçamento 1,5 entre linhas.

d. Os parágrafos devem ter um recuo de 1, 27 cm. O texto deve estar em fonte 12, Times New Roman, e as partes em destaque devem estar em itálico. Evite usar o negrito ou sublinhado.

e. O corpo do texto deve estar sempre justificado (com alinhamento à direita e esquerda das margens), as páginas não devem estar numeradas e o formato das margens é o seguinte: papel A4, margens superior e inferior: 3 cm; margens esquerda e direita: 3 cm.

f. O título das subseções, assim como os títulos das seções, ficam bem à esquerda, sem a necessidade de recuo. Ele segue os mesmos padrões dos títulos de seção (devem estar em negrito e apenas com a primeira letra maiúscula). Entre o texto anterior e o subtítulo, deve ser deixado o espaço de 01 linha. Da mesma maneira, deve-se deixar 01 linha em branco entre o título da seção ou (subseção) e o texto que o segue.

g. O Conselho Editorial reserva-se o direito de recusar os trabalhos que não atendam rigorosamente o conjunto de normas explicitadas.

OBSERVAÇÃO

Norma importante: Os componentes do Conselho Editorial e da Equipe não poderão submeter seus trabalhos à análise da Revista Querubim. Entretanto, na seção Artigos Especiais a Revista Querubim reserva o direito de publicar trabalhos dos membros da equipe e de autores convidados.